fbpx

DIABETES: TIPOS E TRATAMENTO

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos.

Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
Diabetes Tipo 1: O pâncreas não produz insulina.
Diabetes Tipo 2: É o tipo mais frequente de diabetes.

O diabetes tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também.
Pessoas com parentes próximos que têm ou tiveram a doença devem fazer exames regularmente para acompanhar a glicose no sangue.

O tipo 2 A insulina produzida pelo pâncreas não é suficiente ou não age de forma adequada para diminuir a glicemia.
É mais comum em adultos (acima de 40 anos de idade) e em pessoas que têm familiares com diabetes tipo 2.

São fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes tipo 2:
A história familiar de diabetes tipo 2.
Idade acima de 45 anos, evidência de tolerância à glicose comprometida, inatividade física, sobrepeso, obesidade, antecedente de diabetes gestacional.

Uso de determinados medicamentos (ex: corticóides).

A busca por uma vida saudável é fundamental, então para o controle do diabetes, além de glicemia, devemos manter a pressão arterial controlada, reduzindo as chances de infarto e derrame; manter o colesterol controlado, evitando problemas no coração; manter o peso controlado, reduzindo as chances de desenvolvimento de outras doenças, como a hipertensão, por exemplo.

A melhor forma de prevenir o diabetes é a prática de hábitos saudáveis, como comer diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas, reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras, parar de fumar, praticar exercícios físicos regularmente e manter o peso controlado.

O tratamento com remédios e insulinas são feitos com orientação médicas.

Posted in Dicas, Doenças, Saúde
1
Seja bem-vindo(a) a Vitória Spa! Um novo conceito em cuidar de idosos.
Como podemos ajudar?
Powered by iMasterDesign™