fbpx

Banho de sol para idosos

O banho de sol está entre os cuidados fundamentais para se ter com idosos. Além de estreitar os laços com o ente ou amigo querido, as atividades com exposição ao sol trazem muitos benefícios para a saúde.

Além de ajudar na prevenção de doenças, os raios solares também auxiliam no tratamento de doenças já existentes. Ele também possui grande influência sobre as condições emocionais e psicológicas do ser humano. 

Benefícios

Entre os muitos benefícios da solarização, estão o fortalecimento dos ossos e articulações, através do aumento da produção de vitamina D na pele. Após os 60 anos, o organismo tende a diminuir naturalmente a produção da vitamina, por isso que doenças relacionadas aos ossos são mais frequentes na terceira idade.  Além disso, sua ausência afeta também a absorção de cálcio e órgãos vitais como os rins e o intestino, além de causar fadiga e dores musculares. Sendo assim, a radiação ultravioleta é a principal forma de ajudar o corpo. 

Outra vantagem é o aumento do bem-estar, relaxamento e prevenção do câncer. A luz do sol reduz os efeitos da transformação das células, especialmente do cólon, mama, próstata e ovários. Uma terapia de banhos solares moderados durante quatro semanas provoca a diminuição significativa dos sintomas da psoríase. Mas atenção com o horário: a recomendação é que o banho de sol seja realizado até as 10h ou após as 16h, com permanência máxima de 30 min, quatro vezes por semana. A regra deve ser aplicada especialmente para pessoas que possuem peles sensíveis.

O banho de sol melhora ainda a qualidade do sono, devido ao aumento da produção de melatonina pelo cérebro. Quando a luz solar atinge os olhos, o nervo ótico envia uma mensagem para a glândula no cérebro que produz melatonina. Isso diminui a secreção até o fim do dia. Em outras palavras, a luz solar durante o dia aumenta de forma natural a produção de melatonina durante a noite. Níveis baixos de produção de melatonina estão ligados a baixa qualidade de sono, especialmente em jovens. Vale salientar também a importância do protetor solar, mesmo em dias nublados. Como a pele do idoso é mais sensível, está mais exposta a queimaduras de sol. Aplique o protetor antes da exposição e reponha o produto sempre que julgar necessário.

Posted in Dicas, Saúde
1
Seja bem-vindo(a) a Vitória Spa! Um novo conceito em cuidar de idosos.
Como podemos ajudar?
Powered by iMasterDesign™