fbpx

A importância da água na terceira idade

A água é um nutriente indispensável para o funcionamento do organismo. Ela desempenha papel fundamental na regulação de muitas funções vitais do corpo, incluindo regulação da temperatura, transporte de nutrientes (como vitaminas, os minerais, hidrato de carbono, etc) e eliminação de substâncias tóxicas, principalmente na Terceira Idade.

Os benefícios da ingestão adequada de água: fortalece as defesas do corpo, melhora o funcionamento do intestino, bom para memória, etc. Não se deve esperar pela sede para beber água, pois quando ficamos com sede significa que o nosso organismo já necessita de água há algum tempo.

A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos (“batedeira”), angina (dor no peito), coma e até morte. Insisto: não é brincadeira. Ao nascermos, 90% do nosso corpo é constituído de água. Na adolescência, isso cai para 70%. Na fase adulta, para 60%. Na terceira idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento. Portanto, de saída, os idosos têm menor reserva hídrica. Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.
Por isso faz-se necessário, para o idoso, tornar voluntário o hábito de beber líquido. É importante, também, oferecer constantemente líquidos aos idosos e incentivá-los a tomarem sozinhos, exceto se houver restrição médica ou do profissional nutricionista, devido a algumas patologias.

É recomendado consumir no mínimo de 1,5 litros de água por dia e o restante através dos alimentos. É importante a ingestão de líquidos, em pequenas quantidades, a cada duas horas por dia. Assim sendo, a ingestão de água deve ser independente da sede, constante.
Conscientizar os idosos sobre esse assunto, é de fundamental importância para que adquiram e cultivem o “hábito” de hidratar o organismo, como prevenção de vários problemas de saúde.

Posted in Dicas, Saúde
1
Seja bem-vindo(a) a Vitória Spa! Um novo conceito em cuidar de idosos.
Como podemos ajudar?
Powered by iMasterDesign™